top of page

"Estratégias para ser mais paciente"

"Estratégias para ser mais paciente"

Neste novo post deixo-vos o artigo que escrevi para a revista Progredir deste mês de julho.

Lembra-se da última vez que perdeu a paciência?

Todos nós já passámos por isso e sentimo-nos depois culpados e frustrados com a falta de paciência que tivemos.

Ser paciente significa controlarmo-nos e exige o controlo dos nossos pensamentos e emoções. Por outro lado, ser paciente não significa ser passivo no relacionamento com os outros nem que temos de estar sempre de acordo com formas de pensar diferentes da nossa, significa sim que aceitamos os outros tão como eles são, que têm tempos diferentes dos nossos e formas de agir distintas.

Nos diferentes papéis que assumimos no nosso dia-a-dia podemos experienciar situações diferentes que nos colocam à prova e insistentemente nos tentam levar ao nosso limite. No entanto podemos dizer que nunca se é totalmente paciente em todas as situações pois todos temos mais paciência em determinadas situações do que noutras, com determinadas pessoas e torna-se um desafio permanente manter a tranquilidade nalguns contextos.

- Ser paciente enquanto mãe ou pai.

Quem nunca perdeu a paciência perante uma birra, num dia de extremo cansaço ou perante alguma coisa que não gostou de ver. A culpa pela falta de paciência é um ponto em comum para mães e pais cansados e sem tempo de qualidade com os filhos.

- Ser paciente enquanto colega de trabalho ou chefia.

No trabalho aprendemos a lidar com personalidades diferentes e a nossa capacidade de adaptação e tolerância para com os outros torna-se fundamental para um excelente relacionamento no trabalho. Quem nunca lidou com um chefe que liga insistentemente quando estamos de folga ou que nos está sempre a pedir trabalho atrás de trabalho sem se aperceber que já estamos assoberbados e sem tempo para nada.

- Ser paciente enquanto filho.

Quando o pai ou mãe lhes estão sempre a cobrar, a dar ordens sem se aperceberem que afinal enquanto filhos, também já somos adultos.

- Ser paciente enquanto marido e mulher.

Viver com alguém não é fácil e será talvez o maior desafio num relacionamento a dois. É a outra pessoa que ouve os nossos desabafos, que leva com o nosso mau humor de manhã e que está sempre ali ao lado.

- Ser paciente enquanto cliente

Quem nunca esteve num restaurante e se apercebeu que alguém se tinha esquecido no nosso pedido ou perante um nabo ao volante que se atravessa na estrada teve de colocar à prova a sua capacidade de ser paciente.

Estratégias para ser mais paciente em determinadas situações:

1. Controlar o stresse e as emoções pode não ser fácil mas aprende-se.

2. Dissociar-se da situação. Dissociar-se significa que observamos a situação de fora. É quase como se nos visualizássemos a observar a situação à distância, como se fossemos observadores.

3. Fazer uma caminhada para libertar a carga emocional que colocamos em determinada situação ou em algo que a pessoa nos disse e durante o percurso manter o foco nas coisas que vemos, nos cheiros, etc.

4. Exprimir as emoções no momento certo. Não deixar acumular pois se as reprimirmos vamos chegar a um estado de saturação em que dizemos coisas de forma menos positiva ao outro.

5. Mude o espaço físico onde se encontra. De uma forma prática, se estamos numa divisão da casa poderemos mudar para outra, ir dar um passeio, por outras palavras “arejar a cabeça”.

6. Escutar o que o outro tem para dizer. Perceber o ponto de vista do outro requer uma predisposição para ouvir com atenção e tentar colocar-se no seu lugar.

7. Visualizar algo de agradável. Pode ser uma música que nos transmita calma, um lugar paradisíaco, ou uma pessoa que amamos. O segredo mais uma vez é alterar o foco para algo agradável e positivo."

in Revista Progredir - julho 2017


Posts em destaque
Posts recentes
Procura por Tópicos
Nenhum tag.
Segue-me!
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page